skip to Main Content
Rede de Fibra

Rede de Área Metropolitana

Porto Digital possui e gere a Rede de Área Metropolitana (MAN), que cobre a maior parte da cidade do Porto. É uma infra-estrutura de comunicações de fibra óptica, que fornece conexão de banda larga gratuita e de baixo custo para vários locais da cidade, em particular, para a Câmara Municipal do Porto, empresas de administração local, hospitais, universidades e institutos politécnicos, instalações de I & D, museus, polícia e outras instituições públicas.

O MAN compreende uma base, uma rede de distribuição e uma rede de acesso. A base é composta por uma rede de anéis composta por 48 fibras com um comprimento de 23 km e 5 pontos de presença (PoPs), and has a 10 Gigabit Ethernet connection. A rede de distribuição compreende 9 sub-anéis com um comprimento de 89 km e tem uma conexão Ethernet de 10 Gigabits. A rede de acesso conecta 245 sites, tem um comprimento de 83 km de fibra e tem uma conexão Ethernet de até 1 Gigabit.

A rede possui um alto grau de redundância e está equipada com equipamentos IP / MPLS / VPLS.

Entre 2003 e 2008, a Porto Digital projetou e implantou a parte mais significativa da rede, que foi co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e fundos nacionais.

Rede Óptica Passiva Gigabit (GPON)

A Porto Digital também possui e gere uma rede óptica passiva Gigabit (GPON) com RF Overlay. A rede é abseada na topologia FTTH/FTTB, e providencia transmissões de TV digital para habitações na cidade do Porto. Num futuro próximo, será possível providenciar também a outras cidades, como telemetria e serviços de emergência.

Este serviço começou em 2009, e está agora disponível em 5969 casas, distribuido em 576 entradas de 15 bairros sociais (Aldoar, Campinas, Carriçal, Carvalhido, Fernão de Magalhães, Fonte da Moura, Francos, Lagarteiro, Lordelo, Outeiro, Parceria Antunes, Pinheiro Torres, Pio XII, Regado and São Roque da Lameira).

Back To Top